Estética e Sustentabilidade
O prédio comercial com nove pavimentos e dois subsolos é um estudo para a Avenida Carlos Gomes de Porte Alegre, um dos pontos mais valorizados da capital. Além da estética, a funcionalidade é um fator muito importante em obras desse segmento. O prédio precisa ser imponente e ao mesmo tempo prático, para impressionar os clientes e agradar os usuários.
Nesse estudo, o cuidado com as condicionantes do terreno determinaram a proposição do subsolo e a utilização de brises e panos de vidro. Além da estética, esses dois elementos têm um papel importante na sustentabilidade do projeto. Os brises são recursos que otimizam a incidência solar. Sua disposição foi determinada pelo estudo do movimento do sol ao longo do dia, resultando em ambientes mais iluminados e melhor climatizados. O mesmo pode ser obtido com os panos de vidro, compondo a fachada do prédio de cima a baixo. O recurso também reflete a adequação do projeto com seu entorno, integrando a visual da Avenida Carlos Gomes.
Horizontalidade e transparência são as principais características deste projeto inspirado nos princípios da arquitetura moderna.
- Data:04/2009
- Cidade:Porto Alegre/RS